GUILHERME E SILVEIRA
SÉRIES
ESTE NÃO É UM LUGAR SEGURO, 2020
Sesc Cadeião Cultural, Londrina.
07 a 25-fev.
O artista e quadrinista Guilherme Silveira faz o lançamento de sua história em quadrinhos / livro de artista “Este não é um lugar seguro” e abre a exposição homônima com desenhos e instalação que dialogam com o livro para o espaço expositivo. Dia 07, sexta-feira, às 19h, no Sesc Cadeião Cultural, Londrina, os desenhos do Guilherme Silveira estarão expostos no Sesc Cadeião, até 20 de fevereiro, nos quais a sensibilidade e a poesia de suas linhas nos hipnotizam.
A exposição “Este não é um lugar seguro”, de Guilherme Silveira, ocupa o mezanino do Sesc Cadeião, onde são apresentados uma série de desenhos, uma instalação e a HQ / Livro de artista que deu origem ao projeto. Nesse trabalho que caminha entre as fronteiras da HQ abstrata e do livro de artista, Guilherme explora o desenho no espaço da página, criando uma narrativa da linha e do gesto. As modulações permitem uma infinidade de possibilidades visuais, como pode ser vista nas 88 páginas do livro experimental. A série de desenhos conta com a colaboração da artista Isabella Maria Estevão, autora de duas das cinco peças apresentadas. Desdobramento da proposta do livro, os desenhos dessa série buscam explorar a temporalidade do plano a partir da repetição e alteração de uma base única. Já a instalação é composta por uma ambientação sonora e trabalhos em tecido e carvão ocupam o espaço expositivo.
O espaço da criação é um espaço de desdobramento e invenção, um espaço de incertezas e possibilidades, e os trabalhos da exposição procuram explorar as relações entre repetição e diferença a partir da recriação, da soma, dos ruídos, das fugas e apagamentos, fazendo surgir vislumbres narrativos no próprio ato de criar.